CARACTERIZAÇÃO ::

A quem se destina:

A SPACT está aberta a todos os psicólogos, psiquiatras e profissionais de saúde mental com formação e experiência suficientes na área dos comportamentos aditivos. Estudantes finalistas dos cursos de Psicologia, Psiquiatria e áreas relevantes para a compreensão dos comportamentos aditivos poderão candidatar-se como “membro em formação“.

 

Os nossos objectivos:

Representar os profissionais de saúde mental que trabalham na área dos comportamentos aditivos, e contribuir para a promoção e valorização do seu trabalho

Incentivar e facilitar as relações entre investigadores e clínicos dos comportamentos aditivos, fomentando o trabalho conjunto, especialização e formação dos profissionais, bem como prevenção e tratamento dos principais assuntos relacionados com os comportamentos aditivos

Disseminar dos conhecimentos que possam contribuir para a melhoria a nível da saúde física e mental de pessoas que sofram de comportamentos aditivos, bem como a redução do estigma social geralmente associado às adições

 

Vantagens de ser membro especialista:

Devido ao elevado rigor no processo de análise do mérito dos candidatos a “membro especialista” e selecção dos mesmos, os membros especialistas da SPACT usufruem de um estatuto único que os permitem terem a sua especialidade devidamente reconhecida e credenciada. Todos os pedidos de admissão a membro especialista são analisados por um painel de especialistas nacionais e internacionais.

Outros benefícios incluem a possibilidade de participar em acções de formação na área dos comportamentos aditivos por especialistas de renome, bem como a participação em diversos encontros científicos (e.g., congressos, conferências, seminários, workshops) com a colaboração de especialistas nacionais e internacionais.

 

Tipos de membros:

Neste momento a organização e hierarquização dos membros da SPACT respeita as seguintes designações:

Membro Fundador
Membro Honorário
Membro Especialista
Membro em Formação

Os membros fundadores, honorários e especialistas pertencem ao grupo de profissionais reconhecidos pela SPACT como possuindo experiência significativa na área dos comportamentos aditivos, sendo portanto, membros oficiais da SPACT.

Por conseguinte, a designação de membro em formação refere-se a membros sem especialidade na área dos comportamentos aditivos até o presente momento, referindo-se ainda a dois grupos: 1) estudantes finalistas que se encontram a realizar trabalho na área dos comportamentos aditivos e que no futuro pretendem obter especialização ou 2) profissionais já formados em processo de formação na área dos comportamentos aditivos.

 

Candidaturas:

Os profissionais que pretendem ser especialistas reconhecidos na área dos comportamentos aditivos através do estatuto de membro especialista, deverão fazer chegar à SPACT por email os seguintes documentos:

1) Carta de motivação (1 página) a expressar o interesse em afiliar-se à SPACT
2) Curriculum Vitae actualizado em Português e Inglês
3) Habilitações literária em Português e Inglês
4) Cópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade ou Passaporte actualizado
5) Portfólio a contemplar evidência suficiente de trabalho realizado na área dos comportamentos aditivos quer por investigação ou trabalho em contexto clínico. O portfólio deverá contemplar todos os elementos relevantes indicativos de trabalho realizado nos últimos 5 anos.